O recolhimento tributário pode ocorrer de várias formas diferentes. Para empresas, a utilização do DARF é obrigatória e bastante comum como forma de unificar diversos impostos em um único documento. Nesse caso, a utilização desse sistema de emissão de pagamentos ocorre por meio de códigos aplicados a diferentes tributos e itens de tributação.
Neste post, falaremos o que é DARF 6621, para que ele serve, quais são suas aplicações e principais características. Além disso, falaremos a seguir sobre alguns exemplos de utilização do DARF 6621. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é DARF 6621?
O DARF 6621 é um código aplicado ao sistema DARF durante a emissão de guia de pagamento de tributos. A sigla DARF significa “Documento de Arrecadação da Receita Federal“, e sua aplicação é justamente a de reunir vários impostos em um único documento de arrecadação. Esses impostos são por fim apurados pela Receita Federal, que se baseia em vários códigos para definir as arrecadações pagas pelos contribuintes.
No caso do código DARF 6621, esse tipo de código é especificado quando há operações de registro de comércio. Isso significa que qualquer operação que caracteriza um registro de comércio se enquadra para o recolhimento tributário por meio do código DARF 6621. Para que o recolhimento ocorra corretamente, esse código deve ser informado durante a emissão do guia de pagamento DARF.
Definição de DARF 6621
Como já vimos anteriormente, esse código DARF é definido como a especificação aplicada aos registros de comércio. Qualquer operação que tenha essas características, como o próprio início de uma empresa já deve ser informado pelo código 6621 na emissão do documento de arrecadação.
Para que serve?
A maior finalidade em se utilizar o DARF é de unificar vários impostos em um único documento. Isso porque a maioria das empresas precisam pagar vários tributos que antes eram cobrados por outros sistemas ou ainda de forma individual. Com a implementação do DARF esse recolhimento se tornou unificado e muito mais fácil. Sendo assim, a maior finalidade é facilitar o pagamento para os contribuintes.
Em se tratando dos códigos, essa utilização ocorre para que tanto o contribuinte quanto a Receita Federal saiba qual contribuição tributária está sendo paga por meio do DARF. Caso não existissem códigos específicos e definidos para cada coisa, esse recolhimento seria feito com base em informações que iriam variar entre as empresas e que poderiam apresentar erros. Por isso, a utilização tanto do DARF quanto dos códigos empregados ao sistema é atualmente obrigatória a todos os contribuintes.
Exemplos de utilização
Como já mencionamos, o DARF 6621 é utilizado para definir contribuições que se caracterizam como registro de comércio. Nesse caso, o exemplo de abertura de empresa se caracteriza para a utilização do DARF 6621. Qualquer outro registro relacionado ao comércio como registro de marca da empresa, entre outros, podem ser tributados no guia de pagamento DARF.
Esse código 6621 da receita se aplica para pagamento de documentos da Suframa
Boa tarde,
Deixei de ser MEI o ano passado e preciso de uma ajuda como lanço as notas fiscais e gero a Darf? Estou no simples nacional.
No momento, não tenho como pagar um contador!
Preciso do código correto da receita.
Obrigado
Boa tarde, estou com uma dúvida a respeito do DARF cód 6621, é possível ser realizador apenas o pagamento do DARC, tendo em vista que o estado dispensou o pagamento do mesmo. Já pesquisei em vários sites e só encontro falando da obrigação do pagamento do DARF.
Olá, como saber o valor do DARF cód. 6621. Em mês de setembro 2023.