Os documentos fiscais são itens importantes para as operações e prestações que uma empresa realiza. É por meio desses itens que os órgãos públicos têm conhecimento sobre as questões fiscais das empresas, considerando as entradas, saídas, entre outras características desse tipo. Para facilitar esse entendimento fiscal, as empresas precisam utilizar códigos para identificação, como é o caso do sistema de códigos CFOP.
Neste post, falaremos o que é CFOP 2556, para que serve esse código fiscal, onde e como ele é utilizado pelas empresas, entre outras informações. Também falaremos a definição de CFOP 2556. Confira tudo isso a seguir.
O que é CFOP 2556?
O sistema CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é a identificação utilizada para informações que detalham as operações e prestações realizadas por uma empresa. Esse detalhamento informado nos documentos fiscais possui diversas características que permitem conhecer o tipo de operação ou prestação e o local onde ocorreram.
Por exemplo, o CFOP 2556 detalha operações de entrada onde houve uma compra de material para ser consumido ou utilizado pela empresa. Essa compra é identificada pelo CFOP 2556, que também informa que a operação descrita no documento fiscal ocorreu entre estados diferentes. Ou seja, a empresa compradora e a empresa vendedora estão situadas em estados diferentes, por isso a operação é considerada interestadual.
Em se tratando de localização, os códigos da tabela CFOP são divididos entre os tipos de operações que podem ser entrada e saída, e entre as variações de localização, podendo ser no mesmo estado, em outro estado e em outro país.
Definição de CFOP 2556
Esse código fiscal é definido como a identificação das operações de entrada onde há características de compra para uso e consumo da empresa, podendo ser de qualquer material que seja destinado para esse fim. No caso deste código, a identificação ainda permite conhecer a localização, que como já mencionamos anteriormente se refere a uma operação interestadual.
Para que serve?
Os códigos de um modo geral servem para codificar informações. No caso dos códigos fiscais, essas informações codificadas são sempre relativas a operações e prestações realizadas por uma empresa. Todos esses códigos são utilizados com a simples finalidade de que eles criam um padrão entre as informações fornecidas pelas empresas de todo o país.
Outro ponto muito importante sobre a utilização do sistema CFOP é que ele pode ser compreendido por softwares, sendo assim, é muito mais fácil e rápido apurar os documentos fiscais das empresas. Considerando essas características, temos que os códigos CFOP fornecem uma certa transparência dos processos fiscais das empresas.
Exemplos de utilização
Como o CFOP 2556 identifica operações onde há compra de material para ser consumido ou utilizado pela empresa, a sua utilização só ocorre nesses casos em específico. Qualquer outra modalidade de operação ou prestação deverá conter o código CFOP relacionado a sua identificação.
Nesse caso, podemos citar como exemplo a compra de papel sulfite realizada por uma empresa para a utilização no escritório, ou a compra de produtos de limpeza para a utilização nos processos de limpeza de um estabelecimento comercial, entre outros exemplos deste tipo.