Pular para o conteúdo
Home » CFOP » CFOP 2910

CFOP 2910

  • CFOP

Ao falar de documentos fiscais, é comum associar papeladas a diversos códigos fiscais. E não é por menos, hoje em dia as empresas precisam utilizar diversos códigos para informar dados fiscais de forma padronizada e organizada. Um desses códigos bastante utilizados nos documentos é o CFOP, que estabelece interpretações de operações e prestações em andamento ou que ocorreram.

Neste post, falaremos o que é CFOP 2910, onde esse código fiscal é utilizado, para que ele serve, entre outras características. Além disso, falaremos sobre a definição de CFOP 2910 e alguns exemplos de utilização do código. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

Entrada de bonificação, doação ou brinde

O que é CFOP 2910?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é um dos sistemas de codificação mais utilizados pelas empresas no Brasil. Isso porque esse sistema é responsável por identificar diversas operações e prestações de acordo com suas características. Por isso, a utilização desse sistema é obrigatório para todas as empresas ao emitir um documento fiscal que informa uma operação ou prestação realizada.

Considerando o código CFOP 2910, temos que a sua principal característica é a identificação de todas as operações que possuem o caráter de entrada do tipo doação, bonificação ou brinde. Isso significa que quando uma mercadoria é recebida pela empresa como uma doação, brinde ou bonificação, o código utilizado para identificar essa entrada é o CFOP 2910.

Outro ponto importante sobre este código fiscal é que ele estabelece o local onde a operação de entrada ocorreu. Nesse caso, o CFOP 2910 específica que a localidade dessa operação de entrada é interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Sendo assim, podemos concluir que essa operação envolve duas empresas e dois estados diferentes.

Definição de CFOP 2910

Esse código de entrada previsto no sistema CFOP possui a definição dada pela Receita Federal como a identificação das operações de entrada descritas pela empresa onde há uma situação de doação, brinde ou bonificação. Além disso, essa operação descrita deve ocorrer entre estados diferentes para que o documento fiscal receba a codificação 2910.

Para que serve?

O uso de códigos no Brasil é uma prática bastante comum, considerando que diversos procedimentos exigem o uso obrigatório de códigos fiscais ou tributários. Mas a finalidade dessa utilização é sempre a mesma: padronizar as informações fiscais, organizar dados nos documentos e facilitar a compreensão fiscal das empresas por meio de sistemas informatizados.

Leia também:  CFOP 6401

Considerando esses aspectos já podemos observar que há diversos benefícios em utilizar os códigos fiscais. Com esses códigos, os órgãos públicos e profissionais que atuam na fiscalização conseguem identificar informações importantes de forma muito mais rápida e precisa.


Exemplos de utilização

Para essas situações, os únicos exemplos de utilização do código CFOP 2910 são aqueles que possuem característica de doação, brinde ou bonificação. Por exemplo, vamos supor que a empresa recebeu um brinde por ter comprado determinada mercadoria em uma empresa localizada em outro estado. Nesse caso, a codificação dessa entrada no estoque da empresa é feita pelo código fiscal CFOP 2910.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *