Pular para o conteúdo
Home » CFOP » CFOP 2949

CFOP 2949

As operações e prestações de serviços realizadas por uma empresa devem ser listadas em documentos fiscais a partir de códigos fiscais chamados de CFOP. Esses códigos muito comuns oferecem informações claras sobre aspectos importantes das operações e prestações descritas em documento. Cada código especifica um tipo diferente de operação e prestação, além de identificar a localização onde ela ocorreu.

Neste post, falaremos o que é CFOP 2949, onde ele é utilizado, para que serve e como ele é definido pela tabela CFOP. Além disso, falaremos sobre alguns exemplos de utilização desse código. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

“Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.”

 

O que é CFOP 2949?

O código fiscal CFOP 2949 faz parte da tabela CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações). Nesta tabela, o CFOP 2949 aparece como a identificação utilizada para a entrada de mercadoria não especificada ou ainda a prestação de serviço não especificado.

Por não existir uma especificação exata da mercadoria ou serviço, o nome aplicado a esse código é de “outra entrada“. Essa outra entrada na verdade se aplica aos demais códigos da tabela, sendo assim, se a mercadoria ou serviço não se encaixar em nenhum dos códigos anteriores da tabela, isso significa que ele deverá ser informado no documento fiscal com o código CFOP 2949.

A tabela CFOP é um parâmetro instituído pela Receita Federal para que as empresas possam utilizar o código mais adequado a cada operação ou prestação. Como existem muitos códigos, a tabela oferece uma divisão mais clara das informações, onde é possível encontrar códigos de entrada e saída, e os locais onde essas operações e serviços podem ocorrer, sendo eles: no mesmo estado, fora do estado ou em outro país.

Leia também:  CFOP 6106: significado, para que serve, ICMS, PIS e impostos

modelo CFOP 2949

 

Definição de CFOP 2949

Como já vimos anteriormente, o CFOP 2949 identifica as operações e prestações de serviço que não possuem uma especificação e que não se encaixam em nenhum dos códigos anteriores. Além disso, esse código informa que a operação ou prestação é um tipo de entrada, com ocorrência entre estados diferentes.

 

Para que serve?

Os códigos CFOP são responsáveis por identificar operações e prestações, variando entre diferentes características como entrada e saída. Com isso, os códigos oferecem uma série de benefícios em relação a compreensão das informações descritas nos documentos fiscais. Por isso, a maior finalidade desses códigos é permitir que essas informações sejam compreendidas facilmente por qualquer pessoa, empresa ou órgão público.

 

Exemplos de utilização

Os exemplos de utilização do CFOP 2949 se aplicam apenas em relação as entradas não especificadas, desde que a mercadoria ou operação não se encaixe em nenhum código anterior da tabela CFOP. Nesse caso, ainda é importante lembrar que a operação ou prestação deve ocorrer entre estados diferentes para que o CFOP 2949 seja utilizado.

Sendo assim, a utilização desse código é comum nos casos onde a mercadoria ou serviço prestado na empresa não possui uma especificação, por isso, recebem a classificação de “outra entrada”. Junto a essa classificação, o código CFOP 2949 é informado no documento fiscal.

Marcações:

4 comentários em “CFOP 2949”

  1. O CFOP 2949 OU 6949 SERVE PARA ENTRADA DE MERCADORIA DE GARANTIA OU TROCA DE MERCADORIA? NÃO VI NENHUM CFOP ESPECIFICO PARA A ENTRADA DE MERCADORIA QUANDO SEU DESTINO É PARA GARANTIA. A LOJA NÃO FICARÁ COM A MERCADORIA, SEU DESTINO É REPOR PARA O CLIENTE, UMA VEZ QUE SEU PRODUTO DEU DEFEITO E NÃO EXISTE REPARO NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA OU ESSA NÃO EXISTE NO DOMICILIO DA LOJA EM QUE FOI FEITA A VENDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *