Pular para o conteúdo
Home » CFOP » CFOP 6915

CFOP 6915

  • CFOP

Os códigos fiscais presentes na tabela CFOP são padrões pré-determinados para identificar documentos fiscais através do tipo de tributação empregada a cada operação ou prestação realizada por uma empresa ou órgão governamental. O CFOP 6915 é um exemplo de código que possui essa finalidade importante.

Neste post, explicaremos em detalhes o que é CFOP 6915, para que serve esse código, quais são as suas principais aplicações e características importantes. Além disso, mostraremos a seguir alguns exemplos de como esse código é utilizado por empresas no dia a dia. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

“Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.”

 

O que é CFOP 6915?

O código CFOP 6915 é um tipo de identificação observada em documentos fiscais. Também presente na tabela CFOP, que é “Código Fiscal de Operações e Prestações”, o número 6915 indica que determinada operação trata-se de um conserto ou reparo de uma remessa de mercadoria ou ainda de um bem da empresa.

Todas essas simples informações são observadas no código, que se enquadra na divisão de saída da tabela CFOP, que também indica que tal operação ocorre fora do estado onde se localiza a empresa. Nesse caso, o que indica o local é o primeiro dígito do código, que é utilizado apenas em códigos que identificam operações ou prestações em estados diferentes.

Para operações deste tipo, a tabela CFOP não aponta nenhum tipo de regime tributário. Sendo assim, o código CFOP 6915 não especifica um tipo de regime tributário, apenas identifica o tipo de operação que aparece em documento fiscal. Nesse caso, é importante lembrar que apenas operações deste tipo podem receber o código CFOP 6915.

Leia também:  CFOP 1556

exemplo CFOP 6915

 

Definição de CFOP 6915

Como vimos anteriormente, o código fiscal CFOP 6915 trata-se de uma identificação de bem ou remessa de mercadoria que está em trânsito com a finalidade de ser consertada ou reparada. Nesse caso, não há regime tributário empregado a esse tipo de operação. Além disso, o código ainda informa que a operação em questão ocorre fora do estado, como já mencionamos antes.

 

Para que serve?

Os códigos CFOPs de um modo geral são utilizados por empresas e órgãos governamentais em todo o país com a finalidade de facilitar a comunicação e o entendimento em relação ao regime tributário de uma operação ou prestação de serviço expressa em documento fiscal. O uso dos códigos é obrigatório, por isso a tabela CFOP oferece todos os códigos necessários para esse tipo de identificação tributária.

Além disso, esses códigos instituídos pelo governo federal têm como finalidade manter um certo padrão entre as informações tributárias fornecidas em documentos fiscais. Isso significa que independente do estado do país, todos os documentos fiscais terão os mesmos códigos para especificar determinado regime tributário.

 

Exemplos de utilização

O maior exemplo de utilização do código CFOP 6915 é quando a empresa solicita reparos ou consertos em bens ou ainda em uma remessa de mercadoria. Esse reparo ou conserto quase sempre ocorre com o auxílio de outra empresa, o que gera a contratação de um serviço.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *