Pular para o conteúdo
Home » DARF » DARF 2985

DARF 2985

  • DARF

A emissão de documentos de arrecadação é um procedimento muito comum para as empresas que realizar o pagamento de tributos e contribuições por meio do DARF. Junto a esse sistema está a utilização de códigos que identificam cada um dos tributos e contribuições que serão pagos pela empresa após a emissão do DARF.

Neste post, falaremos sobre os códigos DARF, considerando o DARF 2985, para que ele serve, quais são as suas principais características, entre outras informações. Além disso, falaremos sobre alguns exemplos de utilização do código DARF 2985. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é DARF 2985?

O DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) é emitido pelas empresas para o pagamento de tributos e contribuições, conforme orienta a Receita Federal. Para essa emissão, são utilizados os códigos DARF que são definidos de acordo com cada tributo e contribuição que será paga juntamente ao documento de arrecadação.

Um desses códigos é o DARF 2985 que é utilizado no sistema DARF para identificar a contribuição previdenciária realizada pelas empresas em relação a receita bruta. Esse código tributário é previsto por lei de acordo com o artigo 7º presente na Lei 12.546/11. Durante a elaboração do DARF, esse código é informado quando a empresa deseja realizar a sua contribuição com a previdência sobre a receita bruta.

Para as empresas que utilizam o DARF como documento de arrecadação para o pagamento de tributos e contribuições, a utilização desses códigos é obrigatória para que esses tributos e contribuições sejam incluídos no documento de arrecadação. Sendo assim, é fundamental que as empresas tenham conhecimento sobre cada um dos códigos e suas aplicações.

exemplo de DARF 2985

 

Definição de DARF 2985

Como já mencionamos, o DARF 2985 identifica a contribuição previdenciária que será realizada pela empresa em relação a receita bruta. Dessa forma, temos que a definição de DARF 2985 é exatamente essa contribuição realizada para a previdência do país em relação a receita bruta gerada pela empresa dentro do período de apuração.

Leia também:  DARF 6912

 

Para que serve?

A utilização dos código DARF é obrigatória por causa de suas várias vantagens. No entanto, a maior finalidade de qualquer código DARF é identificar o tributo ou contribuição que será pago por meio do documento de arrecadação.

Os códigos ainda permitem que essa identificação seja feita de forma padronizada, garantindo que as informações sejam facilmente compreendidas pelas empresas e pelos órgãos públicos que irão apurar os pagamentos de acordo com cada tributo e contribuição realizada.

 

Exemplos de utilização

O único exemplo de utilização desse código DARF é a emissão do documento de arrecadação com a finalidade de contribuir com a previdência social sobre a receita bruta gerada. Por isso, o único momento em que o código DARF 2985 poderá ser utilizado é quando a empresa for realizar esse tipo de contribuição. Nesse caso, o código deve ser informado no sistema DARF durante a emissão do documento de arrecadação que será pago posteriormente pela empresa contribuinte, podendo ainda incluir outros tributos e contribuições conforme desejado.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *