Todos os documentos fiscais de uma empresa, como notas fiscais, livro fiscal, arquivos, dentre outros, são identificados por meio de códigos, que especificam as operações e prestações realizadas em um determinado período. Também chamado de CFOP, o código fiscal destinado a essas especificações é encontrado na tabela CFOP junto a sua definição.
Neste post, falaremos sobre os códigos CFOP, considerando suas características, definições, exemplos de utilização, entre outras informações importantes. Além disso, explicaremos a seguir o que é CFOP 6124. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é CFOP 6124?
O código CFOP 6104 trata-se de uma identificação de mercadorias industrializadas que saíram da empresa com destino a outra empresa. Nesse caso, o código vai além da simples definição de saída, mas especifica que a mercadoria foi industrializada para atender exclusivamente a empresa em questão. Sendo assim, operações desse tipo levam o código CFOP 6104 nos documentos fiscais.
Ao observar esse código, podemos ver facilmente através do dígito 6 que o código trata-se de uma operação de saída que ocorreu entre estados diferentes. Essas informações podem ser facilmente observadas com a ajuda da tabela CFOP, que é a tabela criada para especificar cada “Código Fiscal de Operação e Prestação“.
Como o código começa com o número 6, dizemos logo de cara que a operação é um tipo de saída. Por ser o segundo dígito que compõe os dígitos das operações e prestações de saída, isso significa que o número 6 também identifica que a operação é interestadual.
Definição de CFOP 6124
A definição do código CFOP 6124 se aplica a todas as mercadorias que são produzidas de forma industrializada com destino a uma empresa em específico. Ou seja, todo o processo de industrialização de uma empresa para terceiros deve ser informada por meio do código CFOP 6124 quando essa mercadoria sai da empresa.
Para que serve?
O código CFOP 6124 tem como finalidade informar nos documentos fiscais que a operação em si trata-se de uma entrega de mercadoria a terceiros, onde os produtos que serão entregues foram fabricados pela empresa remetente com destinação específica.
No entanto, essa não é a única finalidade desse código, que assim como os demais códigos CFOP se aplicam a uma dinâmica mais simples e fácil das operações e prestações realizadas pelas empresas. O código CFOP é utilizado pelas empresas de todo o Brasil como uma obrigatoriedade, pois eles informam de com precisão o regime tributário que deverá ser aplicado a cada uma dessas operações e prestações.
Exemplos de utilização
Esse código é comumente informado por empresas fabricantes de produtos industrializados, como é o caso de várias empresas alimentícias que atuam nesse processo, onde a venda final será feita sob a marca de outra empresa. Todo esse processo é chamado de industrialização para terceiros, onde é utilizado o código CFOP 6124 para identificar esse tipo de operação. Além das empresas alimentícias, esse tipo de procedimento pode ser feito com outras empresas que também oferecem produtos industrializados para terceiros.