Pular para o conteúdo
Home » DARF » DARF 1345

DARF 1345

O documento de arrecadação de impostos e contribuições que as empresas emitem para realizar pagamentos a Receita Federal são formulados a partir de códigos que identificam e especificam cada um dos valores pagos em um único documento. Esse sistema, também chamado de DARF, garante mais agilidade e facilidade no pagamento de vários tributos ao mesmo tempo.

Neste post, falaremos o que é DARF 1345, para que ele serve, como ele é utilizado pelas empresas e a sua definição. Além disso, mostraremos alguns exemplos de utilização desse código durante a elaboração do DARF. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é DARF 1345?

Cada um dos códigos DARF representam um tipo de tributo ou contribuição que a empresa contribuinte deverá informar para realizar o pagamento do documento de arrecadação. O DARF nada mais é do que o “Documento de Arrecadação da Receita Federal“, que é um tipo de “boleto” onde é informado todos os tributos e contribuições que serão pagas de uma só vez.

Por isso, os códigos são informados no documento de arrecadação. No caso do código DARF 1345, essa definição aponta para uma multa que ocorreu por atraso na entrega da DCTF, que é a “Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais“. Como esse item deve ser entregue todos os anos para a Receita Federal, quando há atrasos no envio, a empresa precisa pagar por uma multa.

Essa multa só é cobrada a partir do código 1345 diretamente no sistema DARF. Como é uma obrigação de todas as empresas, caso a empresa não pague pela multa, isso ocasionará em problemas fiscais com a Receita Federal. Agora, se todas as pendências foram regularizadas pela empresa, isso significa que ela não precisa informar o código 1345 ao emitir um DARF para outros pagamentos.

Leia também:  DARF 4750

modelo de DARF 1345

 

Definição de DARF 1345

Como dito anteriormente, o DARF 1345 informa que o pagamento em questão trata-se de uma multa por atraso na entrega da DCTF. Nesse caso, a definição de DARF 1345 é que esse código se aplica apenas quando a empresa deixou de enviar a DCTF dentro do prazo estipulado pela própria Receita Federal. Se isso ocorrer, a empresa precisa se regularizar informando o DARF 1345 na emissão do próximo documento de arrecadação.

 

Para que serve?

Cada um dos códigos utilizados no sistema DARF possui sua própria função. Contudo, todos os códigos possuem objetivos em conjunto, que se aplicam ao entendimento dos documentos de arrecadação. Através dos códigos, é possível compreender mais facilmente o que significa cada uma das contribuições geradas no documento. Dessa forma, há uma certa padronização das informações que serão apuradas posteriormente pela Receita Federal.

 

Exemplos de utilização

Como exemplo de utilização do código DARF 1345 podemos citar a situação onde a empresa por algum motivo deixa de entregar a DCTF dentro do prazo máximo. Quando isso acontece, a empresa precisa regularizar a situação entregando a DCTF e realizando o pagamento da multa por meio do código DARF 1345 no documento de arrecadação.

Marcações:

2 comentários em “DARF 1345”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *