O código CFOP 1407 é um dos códigos que compõem a tabela CFOP. Esses códigos, assim como outros utilizados no país, são fundamentais para a identificação de documentos fiscais. É através desses números que os órgãos públicos conseguem aplicar o regime tributário mais adequado em relação as operações e prestações de cada empresa.
Neste post, falaremos o que é CFOP 1407, para que serve esse código, como ele é utilizado pelas empresas, quais documentos devem conter o código, dentre outros detalhes. Além disso, falaremos a definição desse código da tabela CFOP. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é CFOP 1407?
O CFOP “Código Fiscal de Operações e Prestações” é utilizado no Brasil como uma identificação de documentos fiscais a partir de definições previstas na tabela CFOP. O código CFOP 1407 também é uma dessas identificações previstas na tabela, que tem como finalidade informar no documento fiscal que a operação trata-se de uma compra de mercadoria com objetivo de consumo ou uso pelo próprio comprador. Por conter essas características, essa operação está sujeita ao regime tributário com substituição.
Na tabela CFOP, o código 1407 também identifica que a operação ocorreu no mesmo estado que a empresa. Sendo assim, temos que a sua aplicação ocorre apenas em casos onde a operação tem característica de entrada e ocorreu no mesmo estado. Essas informações são facilmente encontradas, pois a tabela CFOP possui diversas categorias e subdivisões. A principal divisão entre os códigos está na variação entre códigos de entrada e saída. Depois dessa divisão, há ainda as subdivisões que determinam códigos no mesmo estado, em estados diferentes e em outro país.
Definição de CFOP 1407
A definição do código CFOP 1407 se aplica as operações realizadas pela empresa com característica de compra de mercadoria. Além disso, o código define que a compra é para uso ou consumo próprio da empresa. Essas são as principais definições do código, que ainda delimita a ocorrência dessa operação apenas no estado onde está localizada a empresa.
Para que serve?
Os códigos CFOP são utilizados no Brasil como um padrão obrigatório para documentos fiscais. Isso significa que notas fiscais, livros fiscais, arquivos magnéticos, dentre outros documentos desse tipo, devem apresentar os códigos CFOP como uma forma de identificação.
Essa utilização garante mais agilidade nos processos burocráticos, pois os dígitos são padronizados e facilmente compreendidos pelos órgãos públicos e profissionais que atuam na área da contabilidade. Sendo assim, a maior finalidade de se utilizar códigos como é o caso do CFOP é a facilidade com que essas informações são fornecidas e compreendidas.
Exemplos de utilização
O CFOP 1407 só pode ser utilizado quando o documento fiscal identifica uma operação de compra de mercadoria para uso ou consumo próprio da empresa. Além disso, essa operação deve ocorrer exclusivamente no mesmo estado em que está a empresa. Nesse caso, podemos dar como exemplo a compra de alimentos realizada pela empresa para consumo dos funcionários. Ou ainda a compra de suprimentos para escritório.