Os códigos CFOP fazem parte da elaboração de vários documentos fiscais de uma empresa. É por meio desses códigos que conseguimos identificar informações que determinam a forma de tributação de determinada operação ou prestação. No caso do código CFOP 6101, a sua utilização se aplica exclusivamente a operações de saída, onde o local da operação foi fora do estado.
Neste post, falaremos em detalhes o que é CFOP 6101, para que serve esse código, qual é a sua definição, entre outras informações relevantes. Além disso, mostraremos a seguir alguns exemplos de utilização do código CFOP 6101. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é CFOP 6101?
A tabela CFOP determina que o código CFOP 6101 seja utilizado em documentos fiscais que informam operações ou prestações de venda de produção do próprio estabelecimento. Isso significa que a venda deve corresponder a mercadorias produzidas dentro do estabelecimento da empresa, como é o caso de fábricas de vários setores industriais.
O código CFOP 6101 faz parte da tabela CFOP que quer dizer “Código Fiscal de Operações e Prestações“. Esta definição se aplica a todos os códigos presentes na tabela que tem como objetivo determinar se uma operação ocorreu dentro do estado, fora do estado, no exterior, se é de saída ou de entrada e ainda se será ou não tributada.
Na tabela, os códigos são organizados de acordo com as operações de entrada e saída. Além disso, essas duas categorias ainda recebem outras três subcategorias que definem o local onde a operação ocorreu. Todas essas informações são importantes para que a tributação ocorra de maneira devida.
Definição de CFOP 6101
Como vimos anteriormente, o código CFOP 6101 se aplica nas operações de saída onde foi realizado uma venda de produção do estabelecimento. Sendo assim, temos como maior definição para esse código que qualquer venda de produtos que tenham sido fabricados pela empresa terá como identificação o CFOP 6101.
Esse código define que a mercadoria vendida ocorreu fora do estado, podendo ser para estabelecimentos de outras cooperativas ou cooperados. Nesse caso, a mercadoria tem como característica o âmbito industrial.
Para que serve?
Por serem obrigatórios, os códigos CFOP devem ser utilizados por todas as empresas do país. Mas você sabe porque eles são obrigatórios? Os códigos CFOP são utilizados pela Receita Federal e por outros órgãos públicos como parâmetros importantes para a cobrança de impostos e encargos sobre as operações e prestações realizadas pelas empresas.
Cada código define o tipo de tributação que será empregada a operação. Há algumas operações e prestações que são isentas de tributação, por isso, é importante fornecer as informações de acordo com o que foi empregado no documento fiscal. Aliás, esse é outro ponto muito importante sobre a utilização dos códigos CFOP. Os códigos devem ser informados sempre nos documentos fiscais da empresa, como nota fiscal, arquivo magnético, livros fiscais, dentre outros documentos desse tipo.
Exemplos de utilização
Por se tratar de mercadorias produzidas dentro do estabelecimento da empresa, temos como maior exemplo as empresas fabricantes de produtos industrializados. Qualquer venda com essa característica precisa ser empregada ao código CFOP 6101. Lembrando que esse código se aplica apenas para vendas realizadas fora do estado. Caso a venda ocorra no estado, é importante consultar o código mais adequado para o documento fiscal.
Bom dia
empresa do simples nacional.
toda vez que emitir uma nf 6101 para MT ou qualquer outro Estado, o contribuinte e pessoa fisica, tem que pagar diferencial de aliquota.
att
COMPREI UMA MERCADORIA EM SP VEI COM O CFOP 6101 EU TENHO O DIREITO DA DEDUCAO DOS 20% OU NAO
COMPRA DE MERCADORIAS COM CFOP 6101 QUAL CFOP DE ENTRADA NA GIA/SP
COMPRA DE MERCADORIAS COM CFOP 6101 QUAL CFOP DE ENTRADA NA GIA 2101?