Pular para o conteúdo
Home » DARF » DARF 1734

DARF 1734

O recolhimento tributário por meio do DARF ocorre através de vários códigos diferentes que especificam os tipos de tributos empregados ao guia de pagamento ou ainda determina quais são os itens que serão tributados através da emissão do documento. No caso do código DARF 1734, essa aplicação determina que há uma dívida ativa para ser paga.

Neste post, explicaremos o que é DARF 1734, considerando suas aplicações, para que serve, definições do código, entre outras informações relevantes. Além disso, falaremos ao final alguns exemplos de utilização do código DARF 1734. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

 

O que é DARF 1734?

O DARF 1734 trata-se de um código empregado ao recolhimento tributário, onde ele é informado para que um documento seja gerado em nome desse tributo. O DARF em si significa “Documento de Arrecadação da Receita Federal”. Ele possui esse nome por causa de sua aplicação prática, que é a unificação de vários impostos em um único documento que é pago para a Receita Federal.

Esse documento, que é chamado comumente de guia de recolhimento, é aplicado a diferentes impostos observados no dia a dia de empresas e até mesmo de pessoas físicas. Neste documento, é possível incluir o recolhimento do PIS-PASEP, COFINS, IRPF, IRPJ, CSLL, IOF, entre outros tributos comumente informados em documentos de arrecadação.

exemplo DARF 1734

 

Definição do DARF 1734

Como já mencionamos inicialmente, o DARF 1734 indica que há uma dívida ativa em nome do contribuinte. Por isso, todos os contribuintes que se encontram nessa situação devem informar o código DARF 1734 durante a emissão do documento de arrecadação para que a tributação seja realizada corretamente. Essa dívida pode ser definida como qualquer atraso ou não pagamento, podendo ser de prestações de serviço, compra parcelada de algum item, ou qualquer outro não pagamento. Se o contribuinte apresentar essas características, é necessário informar o código DARF 1734.

Leia também:  O que é DARF?

 

Para que serve?

O pagamento dos tributos empregados ao recolhimento por meio do DARF servem para garantir vários itens sociais. Por exemplo, o COFINS é o programa de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Isso significa que o imposto é destinado a manter a seguridade social do país através da arrecadação tributária que é feita pelos contribuintes.

Mas a utilização do DARF como meio de pagamento desse e de outros tributos ocorre de forma obrigatória em todo o país com a finalidade de facilitar o recolhimento tributário. A Receita Federal acredita que com o DARF os tributos são pagos mais facilmente pelos contribuintes, o que aumenta a arrecadação como consequência. Além disso, a utilização dos códigos tem como finalidade unificar de forma padronizada as informações fornecidas nos guias de pagamento DARF.

 

Exemplos de utilização

A utilização do código DARF 1734 se aplica apenas nos casos onde o contribuinte possui alguma dívida ativa. Por exemplo, se o contribuinte contratou algum serviço e deixou de pagar uma parcela da contratação, nesse caso ele deve informar o código 1734 durante a formulação do documento de arrecadação. Esse exemplo, assim como qualquer outro tipo de dívida ativa se classifica para a utilização do DARF 1734.

Marcações:

12 comentários em “DARF 1734”

    1. Estou com mesmo problema de alguém no comentário. O sistema não aceita este código 1734. Não consigo efetuar o pagamento e às vezes que fui na boca do caixa, tb tiveram problemas.

  1. Eu também não estou conseguindo pagar o meu DARF código 1734 no aplicativo do Banco. Ouvi falar que é possivel pagar na boca do caixa com o código de barras.

  2. Boa tarde ,

    Me desculpem mais eu ainda não entendi sobre a divida para cod 1734 pois a empresa é do simples nacional queria entender o pq desta divida ? gratidao

  3. Viviane de Souza Gonçalves

    O Darf com o código de receita 1734 é um Darf numerado com código de barras e somente pode ser pago pela leitura óptica ou digitação do código de barras contido no documento.

    Caso se tente efetuar o pagamento de outra forma, o sistema bancário informará que o código de receita é inválido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *