Pular para o conteúdo
Home » Direitos Trabalhistas » Parcela do Seguro Desemprego quando cai no Sábado

Parcela do Seguro Desemprego quando cai no Sábado

É muito comum observarmos diversas dúvidas de trabalhadores quando o assunto é seguro-desemprego. São dúvidas recorrentes que geralmente entram em pauta na vida de uma pessoa somente após uma demissão. Neste caso, o trabalhador tem como opção contar com o apoio do RH da empresa para mais instruções, assim como pode contar com diversos artigos e materiais que falam sobre o seguro-desemprego.

Neste artigo, você encontrará diversas perguntas e respostas sobre as principais dúvidas ligadas ao seguro-desemprego. Uma dessas perguntas pode condizer com sua dúvida. Continue lendo este artigo até o final e saiba o que fazer quando o seguro-desemprego cai no sábado e como proceder diante de outras indagações sobre esse importante benefício.

calendário sabado

Seguro-desemprego é depositado direto em uma conta poupança?

Sim, pois existe esse serviço de conta poupança vinculado diretamente com a Caixa Econômica Federal. A Conta Fácil Caixa permite que o valor seja depositado diretamente e de forma automática nesta conta. Para retirar o dinheiro, basta utilizar o cartão e retirar o saldo disponível como em qualquer outra conta bancária.

A parcela do seguro-desemprego pode cair em dias de feriado?

Quando existe uma programação que coincide com um feriado, o dinheiro do seguro-desemprego irá cair no próximo dia útil. Ou seja, se o feriado for em uma sexta-feira, a parcela poderá ser sacada somente na segunda-feira seguinte. Caso o feriado coincida com o pagamento da parcela do benefício em uma segunda-feira, o saque poderá ser feito no dia seguinte. Parcela do Seguro Desemprego cai no Domingo?

Como sacar a parcela do seguro-desemprego quando ela cai no sábado?

Caso você seja portador de uma conta poupança ou Conta Fácil da Caixa Econômica Federal, basta ir com o cartão e simplesmente sacar este dinheiro referente ao benefício. A transferência para sua conta da Caixa será creditada de forma automática também aos sábados. Mas, se você não possui uma conta bancária na Caixa, o saque do seguro-desemprego só poderá ser feito no próximo dia útil, que será segunda-feira. Se porventura a próxima segunda-feira for um feriado, então esse dinheiro só poderá ser sacado na terça-feira.

Existe alguma relação de seguro-desemprego e contribuição de Previdência Social?

Essa contribuição somente ocorre quando o segurado contribui com o INSS em período de contribuição facultativa, através do código de contribuição previdenciário 1406. Já o código de contribuição 1473 pode ser utilizado de forma errônea pelo contribuinte. Mas isso não irá contar para quem pretende se aposentar por tempo de contribuição.

Então é verdade que o seguro-desemprego pode ser utilizado na aposentadoria?

Como explicamos no tópico acima, isso só é verdade se a contribuição for de forma facultativa, feita através do código de contribuição de previdenciário de número 1406.

Existe cancelamento automático do seguro-desemprego?

Isso pode acontecer sim, mas existe a possibilidade de uma parcela do seguro-desemprego ser depositada em sua conta após o registro em carteira. Assim que uma pessoa é registrada, ela perde o direito de receber o seguro-desemprego automaticamente. Se após o registro um trabalhador receber uma parcela do benefício, ele não deve sacar essa parcela depositada. Não saque esse dinheiro pois você deverá devolvê-lo se sacar. Deixe essa parcela depositada na conta que a Caixa irá estornar esse valor. 

Leia também:  Qual é o valor da multa por atraso no pagamento da rescisão?

Mas, você pode ficar calmo e ciente de que poderá continuar recebendo essas parcelas pendentes se for demitido sem justa causa do novo emprego. Isso só vai acontecer se a demissão ocorrer no máximo em 120 dias após o registro em carteira e for uma demissão sem justa causa ou por término de contrato de experiência.

Mesmo que o trabalhador não registre sua carteira o seguro-desemprego pode ser cancelado?

Isso pode acontecer se o trabalhador recusar uma oferta de emprego oferecida pelos órgãos do governo. Neste caso, a recusa é tida como oficial e o benefício é cancelado automaticamente. Esse cancelamento só acontece se o trabalhador for contactado e fizer a recusa da oferta de emprego. O parâmetro para que aconteça uma oferta é que o emprego seja dentro das qualificações profissionais do trabalhador e com o piso salarial igual a de seu último emprego. 

O cancelamento de uma oferta de emprego só ocorrerá se o trabalhador for contactado, caso contrário, isso não acontece. Neste caso, a melhor alternativa é aceitar a proposta de emprego e caso o emprego não atenda a suas expectativas, espere pelo término do contrato de experiência. 

Se ainda corresponder aos 120 dias após a entrada no seguro-desemprego, você poderá retomar o seguro-desemprego pendente ou arrumar outro emprego melhor. O ideal é sempre buscar um emprego melhor, já que o recurso deste benefício é passageiro e serve para auxiliar o trabalhador somente nesta transição.

O seguro-desemprego, ou seguro-defeso de um pescador artesanal é cancelado assim que o período de defeso é encerrado. 

Quais pessoas possuem direito ao seguro-desemprego?

O trabalhador desligado sem justa causa de um emprego registrado e que tenha atingido o período de carência exigido pelo governo, tem direito a receber o seguro-desemprego. O período de carência sofreu alterações após a Reforma Trabalhista de 2017, ficando da seguinte forma:

  • Para um trabalhador usufruir de 5 parcelas do seguro desemprego, ele deverá permanecer registrado no mesmo emprego por no mínimo 24 meses;
  • Para ter acesso a 4 parcelas do benefício, o tempo de carência é de 12 meses;
  • Para ter acesso a 3 parcelas do seguro-desemprego, o trabalhador deverá permanecer registrado durante 9 meses no mesmo emprego se for a segunda vez que dá entrada no benefício, ou 6 meses se for a terceira vez.

Existe a possibilidade de atrasos no pagamento do seguro-desemprego?

Pode acontecer algum imprevisto deste tipo, mas não existem dados estatísticos em relação a isso. Uma ocorrência deste tipo é bem rara e está atrelada a alguma falha do sistema. Caso isso venha a acontecer com você, entre em contato com a Caixa Econômica Federal o quanto antes. Os motivos serão explicados e o valor do benefício será depositado se não houver um cancelamento com base nas regras estipuladas pelo programa.

Leia também:  Jovem Aprendiz tem direito a Décimo Terceiro (13º)?

1 comentário em “Parcela do Seguro Desemprego quando cai no Sábado”

  1. Por favor mi ajudem a data do meu. Seguro desemprego caiu no sábado..agora dia 18 .porem eu recebo pelo Itaú Ag ui está fechado aos sábados e domingo i segunda i terça é carnaval será qui na quarta feira dia 22 vai estar em minha conta do Itaú? Pois até agora não tem nada lá..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *