Pular para o conteúdo
Home » CFOP » CFOP 2102

CFOP 2102

  • CFOP

Os códigos utilizados em documentos fiscais por empresas em todo o país são formas de identificar várias informações, tais como origem da mercadoria, regime tributário, tipo de operação ou prestação, dentre outras características. No caso dos códigos da tabela CFOP, a sua utilização é obrigatória e tem como objetivo informar de forma rápida a operação ou prestação que aparece no documento.

Neste post, explicaremos o que é CFOP 2102, para que servem os códigos CFOP, quais são as principais características desses códigos, entre outras informações. Além disso, daremos exemplos de utilização do código CFOP 2102. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

“Compra para comercialização.”

 

O que é CFOP 2102?

Cada código CFOP é responsável por definir uma informação diferente. No caso do CFOP 2102, essa informação especifica que a operação descrita no documento fiscal trata-se de uma compra para comercialização. Além disso, o código também informa que essa operação de entrada ocorreu entre estados diferentes.

A tabela CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é onde esses códigos são encontrados facilmente pelos empresários para serem colocados nos documentos fiscais. Nesta tabela, todos os códigos utilizados no país são descritos de acordo com os dígitos e suas definições. Dessa forma, é fácil encontrar os códigos de entrada e saída. Além disso, a tabela também divide os códigos entre operações e prestações no mesmo estado, em outro estado e fora do país.

Os códigos em si foram instituídos no país através da Receita Federal, que viu a necessidade de padronizar as informações previstas nos documentos fiscais das empresas. Com os códigos, essas informações se tornaram padronizadas em todo o país, podendo ser compreendidas facilmente.

Leia também:  CFOP 5656

exemplo CFOP 2102

 

Definição de CFOP 2102

Como já mencionamos, o código 2102 da tabela CFOP identifica as operações de entrada que se enquadram como compra para comercialização. Ou seja, todas as compras realizadas pela empresa com a finalidade de comercializar o produto comprado devem ser identificadas nos documentos fiscais com o código CFOP 2102.

 

Para que serve?

Como os códigos são utilizados de acordo com a definição de cada um deles, cada código possui uma finalidade diferente em relação a informação passada no documento fiscal. No entanto, os códigos em conjunto possuem a mesma finalidade, que é informar de forma padronizada o tipo de operação e prestação descrita no documento fiscal.

Além dessa padronização, a utilização de códigos facilita a compreensão das informações, tornando os processos burocráticos mais rápidos. Apenas com essas identificações os empresários e os órgãos públicos conseguem aplicar o regime tributário mais adequado ao que foi informado nos documentos fiscais das empresas.

 

Exemplos de utilização

A utilização do código CFOP 2102 só pode ser feita quando a operação trata-se de uma entrada. Além disso, essa entrada deve ser uma compra onde a mercadoria adquirida deverá ser comercializada. Sendo assim, todas as compras realizadas por uma empresa com a intenção de comercializar os itens comprados devem ser identificadas com esse código. Lembrando ainda que o código 2102 só é aplicado em operações entre estados diferentes.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *