Pular para o conteúdo
Home » CFOP » CFOP 2915

CFOP 2915

A emissão de documentos fiscais de qualquer empresa é feita com base em vários códigos diferentes. Um desses códigos comumente utilizados pelas empresas é o CFOP, que compõem um tipo de tabela com vários códigos previstos para operações e prestações de entrada e saída em três diferentes localidades: no estado, fora do estado e no exterior.

Neste post, explicaremos o que é CFOP 2915, para que serve esse código, como ele é utilizado pelas empresas nos documentos fiscais, entre outras características importantes. Além disso, falaremos sobre a tabela CFOP e a definição dos códigos. Confira tudo isso a seguir e muito mais.

“Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.”

 

O que é CFOP 2915?

Esse tipo de código CFOP indica que a mercadoria ou bem recebido pela empresa trata-se de uma situação de reparo ou conserto. Nesse caso, temos que o código CFOP 2915 especifica uma operação de entrada. Essas informações são definidas através dos dígitos empregados ao código, como, por exemplo, o dígito 2 indica que a operação se enquadra na tabela de entrada, enquanto que o mesmo dígito orienta que essa operação ocorreu entre estados diferentes.

Todas essas informações só é possível de serem entendidas graças a tabela CFOP, que estabelece um padrão para todas os códigos utilizados nos documentos fiscais. O “Código Fiscal de Operações e Prestações“, ou CFOP, é definido a partir de seus dígitos. Na tabela CFOP, os dígitos 1, 2 e 3 indicam operações ou prestações de entrada quando iniciam o código. Já os dígitos 5, 6 e 7 definem as operações e prestações de saída.

Ainda em cada uma dessas divisões, os códigos definem se determinada operação ou prestação ocorreu no mesmo estado que se encontra a empresa, em estado diferente ou ainda se ocorreu em outro país. Dentre as operações de entrada e saída, o primeiro específica que a operação ou prestação ocorreu no mesmo estado, o segundo em outro estado e o terceiro em outro país.

Leia também:  CFOP 2102

 

Definição de CFOP 2915

O código CFOP 2915 é definido de acordo com a sua aplicação prática nos documentos fiscais. De acordo com a tabela CFOP, esse código define uma operação de entrada onde a mercadoria ou bem foi levado para a empresa com a finalidade de ser consertado ou reparado.

exemplo CFOP 2915

 

Para que serve?

Os códigos CFOP são utilizados em todas as empresas, pois eles são obrigatórios e padrões para todo o Brasil. É através desses códigos que a Receita Federal e as empresas conseguem se comunicar de forma padronizada sobre todos as operações e prestações realizadas.

Isso tudo é importante porque cada operação e prestação possui um regime tributário diferente. Com a utilização dos códigos, é mais fácil definir qual é o regime tributário aplicado a cada documento fiscal

 

Exemplos de utilização

Como exemplo de utilização podemos mencionar situações onde uma empresa que oferece serviço de reparo e conserto recebe mercadorias ou bens para essa finalidade. No entanto, esse não é o único exemplo. Se a empresa for uma fabricante de produto, ela poderá se deparar com essa situação, onde seu produto retornou para ser reparado ou consertado.

Marcações:

2 comentários em “CFOP 2915”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *