A emissão de documentos fiscais de qualquer empresa é feita com base em vários códigos diferentes. Um desses códigos comumente utilizados pelas empresas é o CFOP, que compõem um tipo de tabela com vários códigos previstos para operações e prestações de entrada e saída em três diferentes localidades: no estado, fora do estado e no exterior.
Neste post, explicaremos o que é CFOP 2915, para que serve esse código, como ele é utilizado pelas empresas nos documentos fiscais, entre outras características importantes. Além disso, falaremos sobre a tabela CFOP e a definição dos códigos. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é CFOP 2915?
Esse tipo de código CFOP indica que a mercadoria ou bem recebido pela empresa trata-se de uma situação de reparo ou conserto. Nesse caso, temos que o código CFOP 2915 especifica uma operação de entrada. Essas informações são definidas através dos dígitos empregados ao código, como, por exemplo, o dígito 2 indica que a operação se enquadra na tabela de entrada, enquanto que o mesmo dígito orienta que essa operação ocorreu entre estados diferentes.
Todas essas informações só é possível de serem entendidas graças a tabela CFOP, que estabelece um padrão para todas os códigos utilizados nos documentos fiscais. O “Código Fiscal de Operações e Prestações“, ou CFOP, é definido a partir de seus dígitos. Na tabela CFOP, os dígitos 1, 2 e 3 indicam operações ou prestações de entrada quando iniciam o código. Já os dígitos 5, 6 e 7 definem as operações e prestações de saída.
Ainda em cada uma dessas divisões, os códigos definem se determinada operação ou prestação ocorreu no mesmo estado que se encontra a empresa, em estado diferente ou ainda se ocorreu em outro país. Dentre as operações de entrada e saída, o primeiro específica que a operação ou prestação ocorreu no mesmo estado, o segundo em outro estado e o terceiro em outro país.
Definição de CFOP 2915
O código CFOP 2915 é definido de acordo com a sua aplicação prática nos documentos fiscais. De acordo com a tabela CFOP, esse código define uma operação de entrada onde a mercadoria ou bem foi levado para a empresa com a finalidade de ser consertado ou reparado.
Para que serve?
Os códigos CFOP são utilizados em todas as empresas, pois eles são obrigatórios e padrões para todo o Brasil. É através desses códigos que a Receita Federal e as empresas conseguem se comunicar de forma padronizada sobre todos as operações e prestações realizadas.
Isso tudo é importante porque cada operação e prestação possui um regime tributário diferente. Com a utilização dos códigos, é mais fácil definir qual é o regime tributário aplicado a cada documento fiscal
Exemplos de utilização
Como exemplo de utilização podemos mencionar situações onde uma empresa que oferece serviço de reparo e conserto recebe mercadorias ou bens para essa finalidade. No entanto, esse não é o único exemplo. Se a empresa for uma fabricante de produto, ela poderá se deparar com essa situação, onde seu produto retornou para ser reparado ou consertado.
Boa tarde!
Eu fiz uma nota de REMESSA MERC/BEM P/ CONSERTO/REPARO
CFOP 6915, porem tenho que fazer uma entrada fora do prazo legal, pois nao nao mas enviar mercadoria com esta nota.
Qual CFOP eu poderia usar nesta operçao de Cancelamento Fora do Prazo Legal ?
Carlos Saar
27 9 95303500
carlos.saar1002frlaranjeiras@hotmail.com
CFOP 2915