Os códigos fiscais utilizados na emissão de documentos compõem um sistema padronizado de informações onde as empresas e os órgãos públicos conseguem entender todos os detalhes de cada documento. Esses códigos, também conhecidos como CFOP, são utilizados para identificar operações e prestações em documentos fiscais, assim como a origem de cada um desses itens.
Neste post, falaremos todos os detalhes do que é CFOP 5927, para que serve esse código fiscal, como ele é utilizado pelas empresas, quais são as suas principais características, entre outros detalhes. Além disso, falaremos sobre alguns exemplos de utilização. Confira tudo isso a seguir e muito mais.
O que é CFOP 5927?
Esse código fiscal é o tipo de identificação aplicada aos lançamentos em decorrência da baixa de estoque, roubo, perda ou deterioração do mesmo. Assim como os outros códigos CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), o 5927 também é determinado pela Receita Federal através de uma tabela, que define cada código de acordo com as suas especificações e ainda relacionada cada código com o local da ocorrência.
Para que todas essas informações sejam identificadas, os códigos são divididos entre entrada e saída. Os códigos de entrada são aqueles que especificam operações onde houve compra, recebimento de mercadoria, dentre outras operações desse tipo. Já os códigos de saída identificam operações como venda, entrega de produto, baixa em estoque, dentre outras operações desse tipo.
Além dessa divisão, a tabela também possui um padrão em relação aos códigos que representam cada localidade. No caso do código CFOP 5927, essa baixa no estoque em decorrência de perda, roubo ou deterioração de mercadorias ocorre no mesmo estado que a empresa. Mas há códigos que especificam operações entre estados diferentes e até mesmo fora do país.
Definição de CFOP 5927
O código CFOP 5927 define os lançamentos realizados pela empresa em relação a baixa de estoque. Essa baixa pode estar relacionada com roubo, perda ou deterioração de mercadorias. Qualquer uma dessas razões podem levar a baixa do estoque, o que resulta no código CFOP 5927 de acordo com as definições propostas na tabela CFOP.
Para que serve?
A finalidade principal dos códigos CFOP é padronizar as informações fornecidas de forma simples e rápida. Com essa padronização, os órgãos públicos e as empresas conseguem identificar todas as informações necessárias em relação aos documentos fiscais avaliados.
Exemplos de utilização
Como já mencionamos, o CFOP 5927 é utilizado apenas nos casos onde foi lançado no sistema da empresa que houve uma baixa de estoque. Nesse caso, podemos então citar como exemplo de utilização os registros que uma empresa realiza em relação a baixa de estoque. Com esse exemplo, podemos ainda destacar situações que podem ocorrer, como o roubo de mercadorias, a perda de produtos e até mesmo a deterioração desses itens.
Quando essas situações acontecem, é necessário informar os lançamentos de baixa no estoque através do código CFOP 5927. Sendo assim, esses são os únicos fatores que podem levar a utilização do código CFOP 5927.
BOM DIA
SE FATURA UMA NOTA ERRADA COM ESSE CFOP E PASSOU DO PRAZO DE CANCELAMENTO DA NF-e, QUAIS AS MEDIDAS QUE DEVO PROVIDENCIA? EXISTE ESTORNO ? SE HOUVE, QUAL O CFOP QUE DEVO USAR?
Esse CFOP 5.927 de perdas ele é tributado. Paga o imposto dessa saida?
Se houver furto da mercadoria em transito, como devo proceder já que a nota fiscal foi emitida?
Pode pedir o cancelamento